Prêmio Gestor Público

Objetivo

O Prêmio Gestor Público – PGP objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando assim, a melhoria da gestão pública, bem como seus gestores municipais em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos. Nesse cenário, o PGP representa parâmetro de qualidade técnica e meio de comunicação social entre as entidades representativas do Fisco Estadual e a sociedade gaúcha, o relacionamento com as comunidades municipais e a ampliação recíproca do conhecimento são as grandes recompensas, além do estímulo ao aperfeiçoamento contínuo do evento que possui características técnicas, científicas para o desenvolvimento social das comunidades onde atuam seus filiados. Ao longo das edições anuais já realizadas, é inquestionável o crescimento em quantidade e qualidade dos projetos inscritos pelas prefeituras gaúchas e a constante busca para adequação à metodologia exigida no certame.

Histórico

O PGP foi instituído em 2002, pelo então Sindicato dos Auditores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – SINDAF. Devido a alterações nas categorias funcionais de nível superior da Secretaria Estadual da Fazenda do Estado – SEFAZ/RS, em abril de 2010, quando foram guindadas, por lei complementar, ao status das carreiras profissionais com prerrogativas, direitos e deveres específicos para o exercício de atividades típicas de Estado, as entidades classistas sindicais, então Sindicato dos Auditores Públicos do RGS - SINDAF e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS - SINDIFISCO/RS, por força constitucional, iniciaram procedimentos jurídico-organizacionais de fusão, encontrando-se hoje atuando plenamente com Entidade única de representação: O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RGS - SINDIFISCO-RS.

Em 2011 destaca-se o acordo formalizado entre a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RGS – AFISVEC, entidade também representativa dos profissionais de nível superior da SEFAZ/RS e SINDIFISCO-RS, para, a partir de então, em conjunto, realizarem todas as fases do PGP.

Importante salientar o significativo acréscimo na visibilidade do evento, fruto do reconhecimento e credibilidade do SINDIFISCO-RS e da AFISVEC que prestigiam, publicamente, projetos diferenciados, difunde ideias passíveis de replicação, colabora para a reflexão e discussão de propostas inovadoras com resultados positivos para as comunidades locais. Contribui, assim, para a melhoria da gestão pública e bem-estar do cidadão.